Engana-se quem pretende, sendo redator de blog ou site, obter textos finais com a Inteligência Artificial. Essa é uma tecnologia que não tem volta, e é possível ganhar dinheiro com ela. Mas é preciso saber como usar Inteligência Artificial a seu favor.
A I.A. não é criativa nem genial. Ela se resume a um sistema tecnológico inovador que se utiliza de um imenso banco de dados para produzir material que está longe, portanto, de ser original.
Se você sugere que uma plataforma de I.A. crie um artigo sobre determinado tema e o reproduz, literalmente, em seu blog, certamente poderá ser apontado como plagiador. Ou seja, como alguém que não criou, mas que apenas copiou esse artigo de outra pessoa.
Isto porque, se alguma pessoa tem a mesma ideia que você para um artigo e faz o mesmo pedido a esses robôs (sim, são na verdade robôs programados para fazerem o que você pede), você correrá o risco de publicar um artigo igual ou extremamente parecido com o que outra pessoa já publicou.
Saiba como usar a Inteligência Artificial a seu favor
Não caia jamais, por exemplo, na bobagem de encomendar um e-book para a Inteligência Artificial e publicá-lo da forma como ele foi entregue a você.
Além de se revelar uma pessoa sem criatividade e sem conhecimento (porque você também precisa checar se todas as informações estão corretas), corre o risco, como já assinalamos, de ser acusado de plágio.
Tudo isso exige que, antes de se utilizar dessas plataformas, você aprenda como usar a Inteligência Artificial a seu favor, para não empobrecer a internet.
Isto porque, se todo mundo começar a usar a Inteligência Artificial por comodidade, como mera multiplicadora de tarefas ou mesmo por preguiça, a internet ficará reduzida a um penduricalho de supostas criações de conteúdo pobre e repetitivo.
Vamos supor que você, mediante a pesquisa de um tema de grande repercussão e muitas buscas, queira fazer um artigo para seu site ou blog.
Como poderá, a partir dessa premissa, usar a I.A. de forma inteligente?
Poderá usá-la encarregando-se de enriquecer e de aprimorar o seu artigo, e não simplesmente de redigir o seu artigo.
Não se torne um plagiador
Ora, é perfeitamente legítimo que você, com a intenção de aprimorar ou de expandir um conteúdo, faça pesquisas na internet sobre o tema que você quer desenvolver.
Como sempre foi um costume agir numa situação dessas? Muito simples: lendo artigos de especialistas no assunto, ou assistindo a vários vídeos, ou lendo notícias sobre o tema, e por aí vai.
Mas jamais copiando todo esse material que você consumiu, a título de simples e legítima informação sobre o tema.
E, evidentemente, sempre tendo o cuidado em avaliar se essas fontes são fidedignas, um critério indispensável para produzir bom conteúdo.
Pense bem: como dissemos, a I.A. é um imenso banco de dados, que colhe informações que estão espalhadas por esse imenso universo que se chama internet.
Mas, será que tudo o que está na internet é confiável, verdadeiro e valioso? Certamente que não.
Por isso mesmo, para usar a Inteligência Artificial a seu favor, você deve recorrer a ela apenas para lhe ajudar a desenvolver, você mesmo, os tópicos sobre os quais pretende escrever.
Porque, muitas vezes, vamos escrever sobre um tema e não nos recordamos de tudo o que devemos falar. E isso é bem comum de acontecer.
Você escreve um artigo e o publica. Tempos depois, distraidamente, relê esse artigo. E, de repente, surge a evidência: “Eita, esqueci de falar sobre isso, e sobre aquilo, e ainda por cima não me lembrei de algo que seria importante abordar”.
Isso sugere o óbvio: saiba como usar a Inteligência Artificial a seu favor de modo a transformá-la num mecanismo que lhe mostre um bom roteiro para você não se esquecer de tópicos importantes. E para desenvolver suas ideias. Mas não como um mero escrevinhador dos seus artigos.
Só mais uma informação: este artigo não foi escrito com ajuda de Inteligência Artificial.
Esperamos não ter deixado de fora nenhum tópico interessante. Mas temos certeza de que deu para compreender tudo o que queríamos dizer.
De qualquer modo, como sempre, você pode deixar sua avaliação sobre este ou sobre qualquer outro artigo, deste site e de todos os sites de nossa rede.
Para isto, basta usar a sua inteligência natural.
Sobre o Autor
0 Comentários