A absurda prisão, na Alemanha, por 38 dias, das brasileiras Kátyna Baía, 44, e Jeanne Paolini, 40, acendeu ainda mais o sinal de alerta sobre a importância da atenção diante dos cuidados indispensáveis com as malas de viagem, principalmente em viagens ao exterior.
As brasileiras foram detidas no país europeu depois que as etiquetas com os nomes delas foram trocadas por uma quadrilha, no aeroporto de São Paulo.
Elas mostraram que houve a troca, mas, mesmo assim, a polícia alemã as manteve detidas, até que a Polícia Federal brasileira comprovou que as etiquetas com os nomes delas foram parar em malas que continham 40 quilos de cocaína.
A detenção mostrou-se absurda porque, evidentemente, elas mostraram às autoridades que aquelas malas não pertenciam a elas.
E, segundo noticiário recente, as duas chegaram a contrair uma infecção bacteriana na pele porque foram obrigadas a usar, na prisão, roupas (inclusive calcinhas) de uso coletivo entre as detentas.
Obviamente, foram 38 dias de estresse, que teriam sido ainda mais aterradores se elas tivessem viajado a países que punem com pena de morte os turistas que chegam com drogas, como China, Indonésia, Irã, Laos, Malásia, Paquistão, Catar, Arábia Saudita, Cingapura, Tailândia, Emirados Árabes, Vietnã e Iêmen.
Siga os cuidados indispensáveis com as malas de viagem
Não há garantia de segurança nos aeroportos. E, mesmo em locais reservados a funcionários, essas trocas nas bagagens podem ocorrer.
Por essa razão, decidimos mostram aqui os cuidados indispensáveis com as malas de viagem.
O fato de esses cuidados terem que ser ainda mais rigorosos nas viagens ao exterior não significa que você não tenha que se preocupar, também, com os voos domésticos, dentro do território nacional.
Não se preocupe com os custos que terá para precaver-se com essa segurança.
Lembre-se de que eles serão plenamente compensados diante do risco de enfrentar episódios como esses de ação de quadrilhas.
O que fazer com as malas antes de viajar
Você sabia que pode plastificar suas malas, para tornar o conteúdo ainda mais seguro?
É lógico que essa é uma das últimas providências a serem tomadas, mas também é a mais simples.
Ainda assim, sempre é bom você guardar o comprovante de onde fez a plastificação, para qualquer exigência que, por exemplo, um possível seguro vier a lhe fazer.
Quem pensa em segurança pensa imediatamente em como trancar a mala. E, para isso, escolha um cadeado de comprovada qualidade.
Se você já ouviu falar em cadeado TSA, já deve saber que ele é mais seguro do que qualquer outro que você possa comprar.
A propósito, você deve usá-lo em qualquer viagem internacional, especialmente se for aos Estados Unidos.
Isto porque, depois do ataque terrorista de 11 de setembro, a legislação norte-americana se tornou mais rígida para os turistas que chegam àquele país.
Se você clicar aqui vai conhecer todas as vantagens de usar um cadeado TSA em suas viagens.
O que podemos assegurar é que não é difícil de encontrá-lo. E que, também, não é tão caro que não valha a pena para tornar sua viagem mais segura.
Não estamos usufruindo de nenhuma vantagem financeira ao indicar esse cadeado, pois não dispomos de nenhum tipo de acordo com quem o fabrica.
Apenas recorremos à página do fabricante porque é, evidentemente, a mais completa e mais confiável em prestar essas informações sobre esse item de segurança.
Mais alguns cuidados indispensáveis
Obviamente, comprar malas de qualidade está entre outras providências que não podem faltar.
E malas de qualidade significam, também, que elas tenham zíperes bastante reforçados, com item antifurto e que resista a violações.
Certifique-se quanto a isso antes de comprar sua mala, porque essas especificações têm que estar presentes no folheto ou nas instruções do uso da mala que você pretende adquirir.
O que depende de você ao arrumar suas malas
Leve nas malas o que você vai, realmente, precisar durante a viagem.
Todos sabemos que é comum exagerarmos e levarmos peças de roupa que acabamos nem utilizando.
Isto sem contar que, a menos que você viaje com pouco dinheiro, sempre pode ter a chance de comprar roupas diferentes no país que você está visitando.
Procure, também, não incluir objetos de muito valor na mala que será despachada. Eles devem ser levados sempre na bagagem de mão.
Não caia no erro de levar produtos de beleza em estado líquido. Além de correr o risco de vazamento, deixando seus pertences molhados, esses recipientes provavelmente serão barrados logo na inspeção de entrada dos aeroportos internacionais.
E não pense que receberá qualquer valor para compensar esse recolhimento.
Você perderá todos esses frascos e embalagens, que serão incinerados. E vai ficar no prejuízo porque, obviamente, não os receberá de volta quando for sair do país.
Finalmente, preencha com cuidado e atenção todas as etiquetas de identificação.
E, logicamente, tenha o cuidado de remover as etiquetas de viagens anteriores, algo que muitas pessoas simplesmente se esquecem de fazer, aumentando os riscos de extravio da bagagem.
Com a facilidade que existe hoje devido aos smartphones com câmeras fotográficas, você deve também fotografar suas malas depois que tudo estiver prontinho.
É uma segurança a mais. E não custa nada aproveitar essas facilidades da fotografia digital para manter as fotos com você.
No mais, boa viagem.
E aproveite bastante seu passeio, precavendo-se contra qualquer situação de estresse.
Sobre o Autor
0 Comentários