Você deve saber que criança também brinca disso que você, adulto, adora brincar. E a faixa chamada de juvenil simplesmente adora.
Não é mais segredo para ninguém que existe criança que domina mais o celular do que muitos adultos.
Já presenciamos crianças surpreendendo os pais que tentavam entender um manual sobre drones.
E, mais do que isso, acabaram ensinando os pais a usarem o equipamento porque – distraidamente – eles não sabiam onde guardaram os manuais.
Ou mesmo os jogaram fora, imaginando que “não seriam necessários”.
Quem tem mais de 40 ou 50 anos já pode até ter brincado com carrinhos de madeira que, até há algum tempo, as próprias crianças faziam.
Hoje, com o uso constante de smartphones e sendo usuárias assíduas da internet, as crianças aprendem muita coisa mais cedo.
E é verdade, também, que, mais do que nunca, a vigilância dos pais precisa ser constante.
Como tudo, ou quase tudo na vida, tem seu lado positivo e o negativo, é preciso protegê-las contra os verdadeiros criminosos.
Referimo-nos aos irresponsáveis que, em vez de utilizarem apenas o que há de útil na internet (o que já é muita coisa), cometem crimes cibernéticos, influenciando as crianças a se arriscarem com jogos e brincadeiras perigosas.
Como já houve inúmeros casos de crianças que perderam a vida nessas supostas brincadeiras, é cada vez mais importante a integração, o convívio e o diálogo saudável entre os pais e os filhos.
Brincar juntos é cada vez mais importante. Jogar juntos também. E, ainda, aprender juntos o que a tecnologia, para citar apenas um exemplo, nos proporciona de útil.
Sendo assim, selecionamos aqui desde drones e máquinas fotográficas até brinquedos, na certeza de que criança também brinca disso, bem como os jovens que estão na fronteira entre a infância e a fase adulta, passando pela adolescência.
É lógico que vocês, papai e mamãe, podem achar – nessa seleção – algumas utilidades que julguem não ser do interesse direto das crianças e dos adolescentes.
Pode ser que sim, pode ser que não. De qualquer modo, ainda que seja coisa de adulto, é certo que poderão contar com o auxílio de crianças espertas, que estarão prontas a ensinar a usar equipamentos cujos manuais o papai ou a mamãe esqueceu onde guardou. Ou jogou fora, acreditando que não teriam utilidade.
Crianças aprendendo com os adultos coisas boas. E adultos aprendendo com as crianças. Eis o mundo em equilíbrio.
Cliquem na imagem abaixo e fiquem à vontade para aprenderem e para brincarem juntos. E em harmonia com os novos tempos.
Sobre o Autor
0 Comentários