Desde que os debates sobre a Amazônia e as mudanças climáticas começaram a ganhar mais força, a natureza passou a chamar mais atenção. Consequentemente, começa a aumentar o interesse pelo ecoturismo e seus destinos no Brasil e no mundo.
Esse aumento de interesse está relacionado, entre outros fatores, à busca por experiências de viagem mais sustentáveis e em contato com a natureza.
Existem inúmeros destinos incríveis para o ecoturismo. E ainda com uma vantagem: como se sabe, é costume entre jovens viajarem como sacoleiros.
E o que combina com essa parcela de viajantes?
Se você pensou em bagagem sem muita complicação, adivinhou.
Porque minimalismo combina com natureza.
Ou seja: roupas simples, sem sofisticação, podem (e devem) estar na bagagem. Só que um bom roteiro é indispensável. E, por essa razão, vamos nos concentrar aqui em ecoturismo e nos melhores destinos no Brasil e no mundo.
Destinos para ecoturismo no Brasil
Obviamente, a campeã como tema dos debates tem que ficar em primeiro lugar na nossa lista: a Amazônia.
A maior floresta tropical do mundo oferece uma imensa biodiversidade. E, pela curiosidade que desperta, tornou-se um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.
Os viajantes irão, seguramente, se deparar com oportunidades para explorar a selva, avistar animais selvagens e conhecer comunidades indígenas.
De qualquer modo, o que não falta é natureza exuberante no Brasil.
E o Pantanal figura como a segunda prioridade neste nosso roteiro.
Considerado a maior área úmida do planeta, o Pantanal é um paraíso para os amantes da natureza.
Com uma rica variedade de aves, jacarés, capivaras e outros animais, inclua no seu roteiro um bom guia para saber onde pisa, por onde anda e em que onda mergulha.
Os safáris de barco e as caminhadas pela natureza, no Pantanal, são atividades populares.
E você, certamente, não vai querer perder.
Já no Centro-Oeste um destino muito frequente é a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás.
Famosa por suas belas cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros oferece trilhas deslumbrantes, formações rochosas e uma incrível diversidade de fauna e flora.
Outro destino que não pode ficar de fora é Fernando de Noronha, o arquipélago paradisíaco localizado no estado de Pernambuco.
Conhecido por suas praias deslumbrantes e pela rica vida marinha, é um destino perfeito para mergulho e observação de golfinhos e tartarugas marinhas.
Em todos esses lugares, tenha em mente que a natureza precisa ser respeitada e preservada. E não deixe de se atualizar sobre possíveis taxas e exigências que podem ser cobradas, inclusive para a boa manutenção desses locais turísticos.
Destinos para ecoturismo no mundo
Para quem está preparado, financeiramente, para enfrentar viagens mais longas, por terra ou por via aérea, vamos listar os países mais visitados e conhecidos por boas opções no segmento de ecoturismo.
- Costa Rica: Um país conhecido por sua sustentabilidade e conservação ambiental, a Costa Rica oferece uma ampla variedade de atividades de ecoturismo. Incluem-se caminhadas em florestas tropicais, passeios de tirolesa, observação de pássaros e visitas a vulcões. Com uma abundância de parques nacionais e praias paradisíacas, é um destino imperdível para os amantes da natureza.
- Nova Zelândia: Com paisagens impressionantes, a Nova Zelândia é um destino de sonho para esse segmento turístico. Fiordland, com o famoso Milford Sound, e os Parques Nacionais de Abel Tasman e Tongariro, são algumas das principais atrações.
- Ilhas Galápagos: Localizado no Oceano Pacífico, o arquipélago também é um verdadeiro paraíso em termos de vida selvagem. Lá você pode observar de perto espécies únicas, como tartarugas gigantes, leões-marinhos e iguanas marinhas.
- Tailândia: Além de suas belas praias, a Tailândia também oferece atrações de ecoturismo, como o Parque Nacional de Khao Sok, com suas florestas exuberantes e lagos cristalinos, e o Parque Nacional de Doi Inthanon, com uma grande diversidade de aves.
- Canadá: Com vastas áreas selvagens, o Canadá oferece oportunidades para explorar montanhas, florestas, lagos e parques nacionais, como Banff e Jasper, que são conhecidos por sua beleza natural.
- Austrália: Com uma variedade de ecossistemas únicos, a Austrália oferece experiências interessantíssimas, como a Grande Barreira de Corais, o Parque Nacional de Kakadu, as Florestas Tropicais de Queensland e a região de Margaret River, famosa por suas vinícolas e paisagens cênicas.
- Noruega: Com suas montanhas imponentes, fiordes deslumbrantes e vastas áreas selvagens, a Noruega é um destino de ecoturismo popular. A região dos fiordes noruegueses e o Parque Nacional de Jotunheimen são exemplos de locais deslumbrantes para explorar.
- Peru: Além das mundialmente famosas ruínas de Machu Picchu, o Peru oferece uma diversidade de paisagens naturais, incluindo a Floresta Amazônica, o Lago Titicaca, a Cordilheira dos Andes e o Parque Nacional de Manú.
- Quênia: Conhecido por suas reservas de vida selvagem e safáris, o Quênia oferece a oportunidade de ver de perto animais icônicos, como leões, elefantes, rinocerontes e girafas, no Parque Nacional Masai Mara e no Parque Nacional Amboseli, entre outros.
- Islândia: Com paisagens surreais, como gêiseres, cachoeiras, glaciares e fontes termais, a Islândia é mais um paraíso que merece figurar neste nosso roteiro para você. O Parque Nacional de Thingvellir, a Lagoa Glacial Jökulsárlón e a Rota do Círculo Dourado são alguns dos destaques.
Passeio com respeito pela natureza é fundamental
Estamos certos de que citamos tudo o que merece ser destacado quando o assunto é ecoturismo e os destinos no Brasil e no mundo.
Mas, certamente, há muitos outros países ao redor deste imenso planeta que oferecem oportunidades de ecoturismo maravilhosas.
Cada destino tem suas próprias características e belezas naturais únicas.
Exatamente por isso é interessante pesquisar e descobrir qual deles melhor se alinha aos seus interesses e preferências.
É importante, ainda, pesquisar e planejar a viagem com antecedência, levando em consideração aspectos como a sustentabilidade das operadoras e, conforme já frisamos, o respeito ao meio ambiente local.
Sobre o Autor
0 Comentários