Muitas questões envolvem a discussão sobre o que é e o que não é liberdade de expressão. Mas o que a maioria das pessoas, a essa altura, quer saber, é como se proteger das fake news.
O motivo é muito simples: as mentiras não estão incluídas apenas no noticiário político. Elas fazem parte das redes de golpistas, que vendem produtos que não dão resultado. E prometem suporte que não existe.
Muitas vezes nos deparamos com pessoas oferecendo cursos ou produtos que prometem ganho fácil. Anotamos o nome do curso ou do produto, recorremos aos mecanismos de avaliação e: bomba!!!
O que fica evidente é que muitas pessoas reclamam que aquilo que está sendo oferecido não proporciona o resultado anunciado. E, pior: que muitos tentam cancelar os contratos ou assinaturas e não conseguem, sequer, falar com o suposto suporte.
Como se proteger de fake news em meio a conflitos
A questão é que o Brasil figura entre os países com poder aquisitivo do trabalhador muito abaixo de grande parte de países no mundo todo, que têm nível de vida, obviamente, muito melhor.
E existem ainda as estatísticas demonstrando que os brasileiros enfrentam as maiores taxas de concentração de renda do Planeta.
Ou seja: muita gente ganhando o insuficiente para viver. E pouca gente ganhando mais do que o necessário para curtir muito além de uma vida luxuosa.
Em resumo: temos grande parcela da população ávida por uma vida melhor, sem tantos sacrifícios, o que aguça a sanha dos enganadores.
O que é liberdade de expressão?
Do lado político, a discussão sobre liberdade de expressão tende a se eternizar.
Espalhar mentiras sobre alguém fere a liberdade de expressão? E ameaçar essa pessoa de agressão, e até de morte, pode caracterizar essa liberdade?
Se você, caro leitor, cara leitora, deseja aprofundar esse debate sobre liberdade de expressão, deixe aí sua opinião no formulário abaixo deste artigo.
Nesta série de dois artigos, e para não tornar os textos muito extensos, vamos abordar aqui os pontos que devem ser observados para não cair em fake news.
Na segunda parte, estamos apresentando algumas questões que precisam ser observadas para que não nos tornemos presas fáceis de golpes.
Clique na pequena imagem logo acima para ter acesso.
Tem como se proteger das fake news?
O combate às fake news nas redes sociais tornou-se uma questão de importância crucial nos dias de hoje.
As informações falsas podem causar danos significativos, disseminando desinformação.
Podem também, obviamente, afetar a confiança nas fontes de informação até então vistas como confiáveis.
Verifique as informações por fontes confiáveis
Aqui estão algumas estratégias que você pode adotar para combater e se proteger das redes sociais que espalham fake news:
- Antes de acreditar em uma notícia ou compartilhá-la, verifique a fonte. Procure por fontes confiáveis e reconhecidas, como agências de notícias estabelecidas, veículos de imprensa renomados ou sites governamentais. Desconfie de fontes desconhecidas, blogs sem credibilidade ou sites com um histórico de disseminação de desinformação.
- Não acredite em tudo que você vê e lê nas redes sociais. Consulte fontes confiáveis, sites de verificação de fatos e pesquise para saber se outras fontes também estão fornecendo a mesma informação.
- Procure conhecer as técnicas de manipulação, para se proteger. E para proteger seus familiares. As redes sociais podem ser manipuladas por meio de edições de vídeos, imagens fora de contexto, títulos sensacionalistas e histórias inventadas. Esteja ciente dessas técnicas e examine, cuidadosamente, o conteúdo, antes de tirar conclusões e, pior, de espalhar algo sem confirmação.
- Mantenha-se atualizado(a) sobre as últimas tendências e questões em seu campo de interesse. Quanto mais conhecimento você tiver sobre um assunto, mais fácil será identificar informações falsas ou enganosas.
- Desenvolva o senso crítico ao consumir informações nas redes sociais. Questione a veracidade das notícias, avalie a consistência dos relatos e procure evidências antes de aceitar algo como verdadeiro. Lembre-se de que as fake news, muitas vezes, buscam explorar emoções e criar narrativas sensacionalistas.
- Se você encontrar conteúdo falso ou desinformação nas redes sociais, denuncie diretamente às respectivas plataformas. A maioria das redes sociais possui mecanismos de denúncia para relatar informações falsas. Ao denunciar, você contribui para a remoção dessas informações enganosas e ajuda a proteger outras pessoas.
- Empenhe-se em promover a conscientização sobre a importância da alfabetização midiática e da verificação de fatos. Compartilhe dicas sobre como identificar fake news e incentive seus amigos e seguidores a serem mais críticos em relação às informações que encontram nas redes sociais.
- Incentive e apoie o jornalismo de qualidade. Preste seu apoio a organizações de checagem de fatos e compartilhe notícias provenientes de fontes confiáveis.
Combater as fake news nas redes sociais é uma responsabilidade coletiva.
Ao adotar essas estratégias e encorajar outros a procederem da mesma forma, você estará contribuindo para um ambiente digital mais seguro, confiável e saudável.
Sobre o Autor
0 Comentários