Os atrativos turísticos fazem parte de uma lista imensa, porque cada país e cada cidade, entre os locais mais visitados, possui características diferentes. Diante disso, como saber para onde viajar é a principal dúvida de pessoas com poder aquisitivo suficiente para percorrer esse mundo imenso de ponta a ponta.

Como saber para onde viajar

Numa extensa pesquisa, vamos apresentar os países mais visitados e, em nossa próxima postagem, as principais cidades.

A colocação no ranking pode variar em decorrência de diversos fatores, principalmente econômicos, sociais e climáticos. E tudo isso depende, também, da época em que a viagem pode ser feita.

Há países como a França que sempre aparecem entre os primeiros lugares, ou até na liderança, disputando com os Estados Unidos (leia mais adiante).

Mas isso pode mudar de ocasião para ocasião, devido a inúmeros fatores, conforme já foi frisado.

Por exemplo: no momento em que publicamos este balanço, Paris vive clima de conturbação devido ao polêmico projeto do governo francês sobre a previdência social, que tem provocado intensas manifestações de protesto naquela que é conhecida pelo apelido de cidade luz.

Fica difícil imaginar, portanto, o mesmo ânimo que impera em períodos ditos normais, para visitar uma cidade onde há muito lixo espalhado pelas ruas, em decorrência da adesão, a esses protestos, dos trabalhadores do serviço de limpeza urbana.

Como saber para onde viajar se não for a Paris

Apesar dos fatos imprevisíveis, a Europa é, reconhecidamente, o continente com mais intenso fluxo de turistas. Mas há países como Espanha e a própria França que já sentiram o flagelo do terrorismo internacional, que tira a paz do mundo (não bastassem as guerras).

Devido à estabilidade social e política, ainda assim a Europa desponta como continente em destaque quando o assunto é turismo.

Ocorre que o mundo está mudando. A guerra da Rússia contra a Ucrânia acarretou reflexos na Europa, com os cortes ao fornecimento de gás anunciados logo no início da invasão pela Rússia.

Lift Gota

Outros itens de exportação da Ucrânia sofreram revezes, afetando o continente europeu, especialmente, é lógico, os países com menos recursos naturais.

Por mais que possamos fazer um balanço razoavelmente preciso, sempre é bom dar uma pesquisada antes de comprar a passagem e reservar o hotel.

E não se esqueça de conferir, sempre, as exigências de cada país em questões como passaporte, exigência de visto, possíveis exigências de vacinas e outros itens, para que não tenha que retornar do Aeroporto.

De que forma saber para onde viajar?

Conforme dito anteriormente, manter-se antenado com o noticiário é fundamental para saber qual destino escolher.

E também qual a sua real preferência: o chamado turismo ecológico, visitas a grandes cidades, curtir jazz em New Orleans (EUA) ou conhecer as pirâmides do Egito? Ou ir à Malásia para conhecer as torres gêmeas Petronas (foto acima)?

É lógico que a lista é muito maior do que esse simples resumo acima. E varia tanto quanto os critérios para classificação dos países no ranking dos mais visitados.  

Por exemplo: existem várias maneiras de medir o lucro com turismo, incluindo o número de turistas, a receita gerada pelo turismo e o impacto geral do setor na economia local.

Com base em parâmetros variados, você verá adiante quais os países que são considerados líderes no turismo.

Acrescentamos algumas informações sobre os atrativos em cada um deles.

Ressaltamos, no entanto, que, embora procurando manter uma ordem de preferência com base na maior procura, essa classificação não pode ser rigidamente considerada.

A já citada França, como também já frisamos, normalmente disputa o primeiro lugar com os Estados Unidos.

E isso ocorre em decorrência do critério utilizado em cada pesquisa, que tanto pode ser pelo fluxo de turistas como pela receita gerada no setor de turismo.

Evidentemente, esse último item depende de como o setor é administrado. Por mais que receba turistas, nem todos os países dispõem de uma administração eficaz nesse segmento de grande importância econômica.

Como saber para onde viajar se tiver Londres como opção

Seguem os países e seus principais atrativos e pontos de visitação, de forma resumida:

Estados Unidos – Estátua da Liberdade, Central Park, Times Square, Empire State Building, Grand Canyon.

Espanha – Sagrada Família, Parque Güell, Palácio Real de Madrid, Praia de La Concha, Museu do Prado.

França – Torre Eiffel, Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Arco do Triunfo, Catedral de Notre-Dame, Champs-Élysées.

Tailândia – Grande Palácio, Templo do Buda de Esmeralda, Wat Pho, Ilhas Phi Phi, Mercado Flutuante.

Itália – Coliseu, Fontana di Trevi, Basílica de São Pedro, Duomo di Milano, Veneza.

Reino Unido – Palácio de Buckingham, Torre de Londres, Stonehenge, Museu Britânico, Big Ben.

Alemanha – Portão de Brandemburgo, Castelo de Neuschwanstein, Catedral de Colônia, Oktoberfest, Muro de Berlim.

Turquia – Mesquita Azul, Hagia Sophia, Palácio de Topkapi, Pamukkale, Capadócia.

México – Cidade do México, pirâmides de San Juan Teotihuacan, praias em Los Cabos e em Cancun, mergulhos em Cozumel, Península de Yucatán.

Malásia – Parque de Aves de Kuala Lumpur, cavernas e grutas de Batu Caves, Museu Pinang Peranakan, Museu de Artes Islâmicas, Parque Escape Adventureplay, Torres gêmeas Petronas, tidas como as mais altas do mundo.

França ou Estados Unidos como saber para onde viajar

Quem ganha a disputa entre França e Estados Unidos?

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), os Estados Unidos lideram o ranking mundial de turismo em termos de receita de turismo internacional. Em 2019, os EUA arrecadaram cerca de US $ 214,3 bilhões.

Já a França é o país mais visitado do mundo, com 89 milhões de visitantes internacionais em 2019, segundo a OMT.

No entanto, em termos de receita de turismo internacional, a França ficou em terceiro lugar, atrás dos Estados Unidos e da Espanha.

Tanto França como EUA têm muitos atrativos turísticos populares, incluindo monumentos históricos, museus de renome, praias, paisagens naturais e vida urbana vibrante.

Os EUA têm destinos turísticos populares, como Nova York, Los Angeles, Orlando e Las Vegas, enquanto a França é famosa por seus pontos turísticos icônicos, como a Torre Eiffel, o Louvre, o Arco do Triunfo e a Riviera Francesa.

Para ajudar mais você a decidir sobre viagens

Para ajudar mais você a decidir sobre viagens

O mercado de turismo é influenciado por vários fatores, que podem afetar tanto o potencial de sucesso quanto o risco do setor.

Juntando-se a isso, como já salientamos, os critérios de pesquisa diferenciados, é improvável localizar listagens que citem os mesmos países.

O mundo se mostra tão complicado que, diante dessas variantes e de tanta informação, às vezes prevalece a dúvida: como saber para onde viajar?

De qualquer modo, só o fato de aparecer em alguma dessas listas já é uma boa referência no tocante ao sucesso do país em matéria de turismo.

País que nunca aparece pode precisar ser melhor avaliado. Nem sempre quer dizer que seja um país ruim de ser visitado. Pode ser que seja apenas menos badalado, como se diz.

praias

Algumas dicas que ajudam a saber para onde viajar

Para ter mais clareza sobre como saber para onde viajar, avalie também alguns dos critérios que são importantes para sua decisão.

São características que variam conforme o país, e que podem servir como elemento a mais para decidir com tranquilidade:

Estabilidade política e segurança: são fatores críticos para o sucesso do turismo, pois os turistas tendem a evitar destinos que são considerados perigosos ou instáveis. Os conflitos armados, a violência, o terrorismo, a instabilidade política e outras formas de risco podem afetar negativamente o turismo em uma região.

Desenvolvimento de infraestrutura: a infraestrutura de transporte, hospedagem e outros serviços relacionados ao turismo é fundamental para atrair visitantes. Destinos com infraestrutura turística de alta qualidade e eficiente geralmente têm maior potencial de sucesso no mercado de turismo.

A oferta de atrações e atividades turísticas interessantes e variadas pode ser um fator determinante para o sucesso do turismo em uma determinada região. As atrações turísticas incluem patrimônios culturais, belezas naturais, eventos culturais, festivais, entre outros.

As condições econômicas globais e regionais podem influenciar o sucesso do turismo em uma região. Uma economia global em recessão, por exemplo, pode afetar negativamente o turismo em países mais vulneráveis. Além disso, as flutuações cambiais, a inflação e outras variáveis econômicas também podem ter um impacto significativo no mercado de turismo.

As mudanças climáticas e desastres naturais, como furacões, terremotos, erupções vulcânicas e inundações, podem afetar negativamente o turismo em uma região. Destinos que são vulneráveis a esses eventos precisam tomar medidas para se preparar e se recuperar rapidamente de possíveis danos.

Sobre o Autor

Gerson Menezes
Gerson Menezes

Gerson Menezes é escritor, jornalista aposentado com mais de 40 anos de atividade (especialmente nas áreas de Política, de Economia e de assessoria de Imprensa), empresário, ex-professor universitário, empreendedor digital e youtuber. (Mais informações no Menu do Rodapé)

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Solicitar exportação de dados

    Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

    Solicitar a remoção de dados

    Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

    Solicitar retificação de dados

    Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

    Solicitar cancelamento de inscrição

    Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.